quarta-feira, 16 de novembro de 2011

De onde vem a República

Quarta-feira com cara de segunda, depois do feriado da Proclamação da República. Quem conhece a História e se aventura por ela sabe que, como sempre, no Brasil, as coisas nunca acontecem com princípio, meio e fim. Ao que tudo indica, embora os militares e a Maçonaria estivessem tramando a queda do império há muito tempo, havia uma certa estima por Dom Pedro II, um tipo interessante intelectualmente, simpático à população.
Nossa República começou a nascer em 1808, quando a família imperial foi corrida por Napoleão de Portugal e teve que vir para o Brasil. Só então, diferente dos demais países colonizados por espanhóis, tivemos a presença da cultura e de uma política que não fosse apenas estrativista.
Sempre tivemos uma certa tolerância aos desmandos de nossas autoridades, que não vêm de hoje, chegou com dom João VI, passando pelos dom Pedros e chegando ao Lula... Mas esta já é outra história. Para quem interessar possa, aconselho que leia 1808, de Laurentino Gomes. Uma leitura divertida, mesclada por curiosidades e fatos que os livros de História, de alguma forma, esqueceram.

Nenhum comentário: