terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mulheres aprontam em Downton Abbey

Quando falei a respeito da série Downton Abbey citei o mordomo e a supervisora do castelo (pelo jeito na faixa dos 60 anos), que resolveram casar. Minha dúvida era o motivo do marido, que parecia procurar uma esposa cuidadora e cozinheira. Pois no último sábado, em plena década de 1930, as mulheres também armavam das suas.
O mordomo de longa data da família Crawley, mister Carson (Jim Carter), oficializou a união com Elsie Hughes (Phyllis Logan). É interessante como os dois, já com idade avançada (para a época), discutem a relevância do sexo no casamento. Para Carson, é importante. Elsie vê essa situação com mais receio. Mas ela tem a cumplicidade e o apoio da cozinheira, Mrs. Patmore (Lesley Nicol).
Incomodada com a insistência para que fizesse os pratos solicitados em casa, seguindo instruções nos mínimos detalhes, as duas armam para mister Carson. Simulam um acidente de Elsie no qual machuca a mão, que somente contam quando os dois estão em casa, com todos os ingredientes comprados para a ceia.
É hilário ver a reação de mister Carson que é "convencido" a ir para a cozinha, sendo acompanhado da sala (como ele sempre fazia), por Elsie que lhe dá as mínimas instruções, fazendo da sua estada entre pratos, panelas e fogão um autêntico inferno!
Servida a mesa, ele ainda tem tempo de perguntar se tudo está bem, no que se repara um excesso de caldo aqui, uma batata mais assada ali... Enquanto Elsie detalha a sua avaliação, a câmara volta a mister Carson que, de tão cansado... dormiu!
No reencontro das duas cúmplices, no espaço das confidências, Elsie e mrs. Patmore riem de que, no dia seguinte, resolvendo o problema da louça que ainda precisava ser lavada, mister Carson já se mostrava bem mais acessível em compartilhar responsabilidades na casa.
Pra ver, mulheres, se ainda há homens que não compartilham de responsabilidades da casa, assim como dos cuidados dos filhos, a história não é de hoje. Mas eles ainda mudam, podem cobrar a cada seis meses que, em algum tempo as coisas se resolvem. Pobre mister Carson!
Postar um comentário