quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O homem que comprou o filho

Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pela arte. Tinham de tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael. Muito unidos, sentavam-se juntos para admirar as grandes obras de arte. Por uma desgraça do destino, seu filho foi para guerra. Foi muito valente e morreu na batalha, quando resgatava outro soldado. O pai recebeu a notícia e sofreu profundamente a morte de seu filho. Um mês mais tarde, justo antes do Natal, alguém bateu na porta... Um jovem com uma grande tela em suas mãos disse ao pai:
- Senhor você não me conhece, mas eu sou o soldado por quem seu filho deu a vida, ele salvou muitas vidas nesse dia, e estava me levando a um lugar seguro quando uma bala lhe atravessou o peito, morrendo assim, instantaneamente. Ele falava muito do senhor e de seu amor pela arte. 
E o rapaz estendeu os braços para entregar a tela:
- Eu sei que não é muito, e eu também não sou um grande artista, mas sei também que seu filho gostaria que você recebesse isto. 
O pai abriu a tela. Era um retrato de seu filho, pintado pelo jovem soldado. Ele olhou com profunda admiração a maneira em que o soldado havia capturado a personalidade de seu filho na pintura. O pai estava tão atraído pela expressão dos olhos de seu filho, que seus próprios olhos se encheram de lágrimas. Ele agradeceu ao jovem soldado e ofereceu pagar-lhe pela pintura. 
- Não, senhor, eu nunca poderia pagar-lhe o que seu filho fez por mim. Essa pintura é um presente" 
O pai colocou a tela à frente de suas grandes obras de arte, cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria. 
O homem morreu alguns meses mais tarde e se anunciou um leilão de todas as suas obras de arte. Muita gente importante e influente, com grandes expectativas de comprar verdadeiras obras de arte. Em exposição estava o retrato do filho. O leiloeiro bateu seu martelo para dar início ao leilão. 
- Começaremos o leilão com o retrato "O FILHO". Quem oferece por este quadro? Um grande silêncio...
Então um grito do fundo da sala: 
- Queremos ver as pinturas famosas!!! Esqueça- se desta!!!!.
O leiloeiro insistiu...
- Alguém oferece algo por essa pintura?? $100? $200? 
Mais uma vez outra voz:: 
- Não viemos por esta pintura!, Viemos por Van Goghs, Picasso,.. Vamos às ofertas de verdade... 
Mesmo assim o leiloeiro continuou...
- O FILHO!!! O FILHO!!! - Quem leva o filho? 
Finalmente, uma voz :
- Eu dou $10 pela pintura. 
Era o velho jardineiro da casa. Sendo um homem muito pobre e esse era o único dinheiro que podia oferecer. 
- Temos $10! quem dá $20? gritou o leiloeiro. 
As pessoas já estavam irritadas, não queriam a pintura do filho, queriam as que realmente eram valiosas, para completarem sua coleção. Então o leiloeiro bateu o martelo 
- Dou-lhe uma, dou- lhe duas, vendida por $10!!! 
- Agora vamos começar com a coleção!!, gritou um. 
O leiloeiro soltou seu martelo e disse:
- Sinto muito damas e cavalheiros, mas o leilão chegou ao seu final. 
- Mas, e as pinturas? disseram os interessados. 
- Eu sinto muito, disse o leiloeiro, quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo estipulado no testamento do dono. Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. "Somente a pintura do filho seria leiloada; aquele que a comprasse, herdaria absolutamente todas as posses deste homem, inclusive as famosas pinturas". 
- O homem que comprou O FILHO fica com tudo!....
Reflexão: Deus nos entregou seu filho, que morreu numa cruz. Assim como o leiloeiro, a mensagem hoje é O FILHO, quem ama o filho tem tudo. Tua vida não é uma coincidência, é um reflexo do que semeastes....
Colaborou Ana Paula Leão

Nenhum comentário: