Leituras e lembranças:
Desde o mês de fevereiro passei a colaborar com as páginas “Que livro estás a ler” e “Clube de leitura”, no Facebook, aos sábados. Resolvi compartilhar minhas leituras também com vocês. Aceito comentários.
Terra dos Homens
Terra dos homens é obra do escritor e ilustrador Antoine de Saint-Exupéry, publicada no mesmo ano em que a Europa entrou na 2ª Guerra Mundial, 1939. Reúne algumas de suas experiências relatadas em jornais da época, especialmente como aviador, prospectando rotas pela África, América do Sul e no transporte de passageiros e de cargas, especialmente de correspondências.A impressão que se tem é de que seja preparatória ao seu livro mais famoso, de 1943, o Pequeno Príncipe. De forma descritiva, ali aparecem elementos que estarão presentes na sua grande parábola, como o companheirismo, a pequenez do homem, a solidão, a simplicidade e o sentido da vida. E, claro, elementos físicos, como o deserto e a raposa.
O que disserta em Terra dos homens, vai se transformar em narrativa no Pequeno Príncipe. Relatos de viagens como piloto das vias Aéropostales para, depois, dedicar-se a um livro supostamente de contos infantis… É um laboratório de ideias e sentimentos para a sua obra maior. Pena que não tenha vivido para ver o reconhecimento que granjeou.
Na minha releitura, em função das discussões que tenho feito sobre o Pequeno Príncipe, fui à cata dos comentários de quem se debruçou sobre a obra. Lá encontrei: “O livro faz apelo ao melhor que existe dentro de cada um de nós”. E em outro lugar na internet: “um poema em prosa que celebra a natureza, o sentido da vida, a dignidade do trabalhador.” Com certeza, é isto e muito mais: Como reabrir velhos baús em busca de lembranças que se julgavam perdidas…
Nenhum comentário:
Postar um comentário