domingo, 31 de dezembro de 2023

Quando as palavras fogem de mim...

A crônica de uma tarde do último dia do ano é especial... Preparativos para agradecer e também pedir bênçãos para 2024. Domingo que se presta para dar uma boa olhada no que foi o ano de 2023. Confesso que me sinto feliz por ter me dedicado a manter meus espaços nos meios de comunicação e nas redes sociais. O que escrevo, meus áudios, os vídeos chegam a pessoas que, de outra forma, sequer pensaria na possibilidade. Além do artigo e da crônica, tem me encantado a repercussão do Sexta com gosto de poesia.

O Artigo da semana já entrou na minha rotina, com a publicação nos jornais Diário Popular e Tradição, além das redes sociais. Motivo de debates em aulas, reuniões e cultos. Nem sabem o quanto me deixam contente quando dizem que ouviram na escola, num fórum de discussão, numa formatura, num espaço religioso. Além das “queridas” e “queridos”, normalmente mais velhos, especialmente meu público feminino, que ouvem pelas emissoras de rádio a reprodução e dizem: “te ouvi no programa do Fulano”.

O Sexta com gosto de poesia tem sido a cereja na cobertura do bolo. Minhas poesias (que são crônicas poéticas) têm a espera de quem não cansa (e ainda bem) de dizer que as aguardam e que é o melhor dos meus textos. Puro carinho. Já disse que não quero ofender nem os poetas, muito menos os escritores. Tenho amigos que são garimpadores de palavras. Têm a capacidade de moldá-las de uma forma que a própria escrita suspira. Eu, apenas, as procuro, meio envergonhado, pedindo licença e que não fujam de mim...

Os textos reproduzidos no manoeljesus.blogspot.com tem sido outra surpresa. Agora pela repercussão que tem tomado. Já não é novidade que se encontram em países como os Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Alemanha, Reino Unido... e pelo Vaticano, quando se discute alguma temática da Igreja Católica. Não abri mão do blog quando amigos me alertaram (não foi, seu Lupi Scheer dos Santos?) do que já representa fora daqui: as possibilidades que se abrem de dizer o que se pensa, num universo maior.

De todas as experiências, outra mídia impulsionada nos últimos tempos foi a postagem no YouTube (@professormanoeljesus). Espero, nesta virada do ano, chegar aos 400 acompanhantes. Uma surpresa para mim que ainda não consigo entender bem como se dá esta repercussão, que leva alguns vídeos a alcançar mais de 500 visualizações. Tentei ser o mais fiel possível à identificação do meu espaço: “um canal de artigos, crônicas e poesias. Falando de política, economia, relações, costumes, religião e fé”.

Daniel Scola, articulista do jornal Zero Hora, dizia que escrever é a forma de “manter a voz ativa”. Nisto, um elemento fundamental és tu, leitor. Posso gostar de escrever, até me arriscar a fazê-lo, mas é inútil se, de algum forma, não receber o teu retorno. Então, te peço: durante este mês de janeiro, em que deixo de fazer postagens, acessa o meu blog e o YouTube. Depois, manda pequenas mensagens, em que eu possa sentir meu coração acarinhado pela tua companhia. Eu volto. A gente se reencontra em 2024.

Deus te abençoe. Estou junto de ti para te dar o meu grande e carinhoso abraço!

Nenhum comentário: