sexta-feira, 29 de julho de 2022

O espelho e o encantamento...

Quando ficares diante do espelho,

Não te importa com as rugas

Que o passar do tempo desenhou em teu rosto.

Quando o outro que te confronta por detrás

Do vidro apresentar os traços

que contam detalhes das tuas andanças,

Diz que representam a tua própria vida.

Quando lembrares da infância e da juventude

Que escorreram pelos sulcos que marcam

Tua boca e, especialmente, teus olhos,

Ali sim, se encontra o perfeito registro da tua história.

 

É em torno dos teus olhos que guardaste

Recordações e saudades.

E são eles que interessam.

É por ali que se começa a morrer.

O fim se anuncia marcando a janela da alma.

 

Quem disse que apenas as crianças

Tem o olhar da curiosidade e do espanto?

A vida e o tempo podem te magoar de diversas formas,

mas não são capazes de acabar com o encantamento...

 

Quem disse que apenas as crianças

Têm a chama curiosa que encandece a vida?

Mesmo que cada fibra do teu corpo teime

Em fenecer, há um espírito que reluta em deixar de luzir.

No olhar que procura outro olhar

Sobrevive a curiosidade, a simpatia,

A atenção, alguém que mendiga por amor!

 

Sim, somos mendigos do amor por toda a vida.

Não importa que não nos ofereçam aquilo que desejamos,

Passamos cada dia tentando saciar o anseio

De que o outro esteja próximo e nos complete.

 

Não tenho medo de cerrar os olhos

Quando o fim toldar minha visão.

Tenho medo de olhar para o espelho

E enfrentar uma sombra ainda mais dolorosa,

Quando, por sobre meus ombros, não encontrar

Os rostos que me deram momentos de felicidade...

Nas dobras do tempo e da saudade

Seus risos e sorrisos embalaram

O cansaço que adormece as minhas vistas.

Será então que se restar um sorriso em meus lábios

Terei a certeza de que ainda existe

Um resquício de vida em meu olhar...

Nenhum comentário: