sexta-feira, 5 de maio de 2023

Me dá o direito de voar...

Quando te sentires cansado e sem rumo,

Será um momento crucial em tua vida.

É então que, muitas vezes,

A pressa e a pouca experiência

Não deixam ver rumos alternativos,

As portas que se abrem.

As estradas banhadas de sol são o prenúncio

Dos dias em que a chuva molhará a terra

E o seu perfume será o acalento para as tuas dores.

 


Nunca se está suficientemente maduro

Para compreender os rumos que se toma.

Então, qual foi o caminho que tu escolheu?

Se não souberes, não te preocupa.

Nos momentos mais significados, a vida é uma encruzilhada

E o sol da tarde pode surgir por debaixo das nuvens

Que antecipam a garoa que, na noite, fará renascer os campos...

 

Andar é uma sina.

Num instante, uma mão foi estendida,

Arrimou nossos passos,

Com o jeito de quem podia ajudar a sair do lugar,

Mas não conseguiria delinear o futuro.

O andar trôpego foi se afirmando

Mas nunca se deixou de precisar daquele olhar

Preocupado, que partilhava cada pedaço de chão conquistado.

 

Nem sempre os rumos parecem bem definidos.

Porém, confia. Confia em ti. Confia no Deus que te inspira.

Confia em quem te energiza e ajuda a definir as tuas opções.

São muitos os momentos em que se anseia por voltar atrás.

Se eu pudesse retornar no tempo,

Novamente, pediria um lugar no aconchego dos teus braços.

 

Perdi muito do que era essencial, olhando para o fugaz...

Não vi os passos que foram marcados na areia.

A onda e a memória brincaram com as minhas lembranças

Deixando um gosto sentido na mistura da maresia com as lágrimas.

Me ensinaram a regar todas as minhas frustrações,

Que foram tombando por terra,

Na esperança de que produzissem as flores e alegrassem os caminhos.

 

Descobri o quanto é importante manter os pés no chão,

Mas não abdicar ao direito de voar.

Descobri que nem todos os voos são iguais,

Ele é sempre um ajuste entre as lembranças e os delírios.

Descobri que não é a razão que dá asas à imaginação,

Somos frutos da inspiração

Que brinca entre o real e o imaginário...

 

Todo o caminho dá o direito a ir e voltar.

Retornar é percorrer as sendas que marcam as lembranças.

Revisita, sim, o teu passado,

Mas não faças dele o motivo para não conseguires andar.

Foi a Primavera que me colocou na estrada,

O Verão incentivou meus passos,

O Outono deu a noção dos meus limites

E o Inverno me fez sentir a tristeza de não conseguir voltar para ti.

Nenhum comentário: