segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

A magia de ser simples

Um "mágico" (ilusionista) com passagem por casas de espetáculos e turnês nos Estados Unidos resolveu pegar a mochila e percorrer o Leste Europeu. Sua escolha foi pelas regiões remotas onde ainda predomina um estilo de vida simples e de crenças arraigadas. Seu objetivo era se redescobrir, mas foi surpreendido.
Além, muitas vezes, de desconhecer a língua, ainda encontrou populações envelhecidas e crentes de que "magia" é coisa do Diabo, ou de mais jovens e decepcionados com a vida que, sabedores de que são truques, mostram-se descrentes e incapazes de interagir, ao menos, para um momento de diversão.
Difícil não admirar a disposição do jovem em buscar suas origens, surgidas quando com um baralho fez um primeiro truque para a mãe. Embora tenha percorrido o caminho do show business perdera o elemento principal: de forma simples e direta, encantar plateias, cativar a atenção para o "mistério" de sua mágica.
A virada de ano é assim: grandes decisões - deixar de fumar ou beber, fazer um regime, iniciar uma ginástica, voltar a estudar... - soçobram ao passar dos dias. Ficando apenas o dia a dia onde a vida se repete sem que, em algum momento, se pare a fim de redescobrir o quanto é simples a busca pelo sentido da existência.
Qual é a diferença entre ser simples e humilde? Ser humilde é qualidade intrínseca. Não se qualifica alguém, reconhece sua vivência, até no jeito de fazer alguma coisa. Mas há pessoas que - pela forma de vestir - se julgam simples (em muitos casos são apenas relaxadas), sem que sua atitude demonstre o mesmo.
Necessitam apregoar o que não são porque desejam aparentar qualidades que não alcançaram. O mágico desejando retornar às suas origens buscava o tempo em que "encantava" pessoas e plateias. Da mesma forma com que viramos o ano novo: a magia está em, apenas, tornar melhor a vida de alguém mais próximo.
Qualquer um pode simplificar seu jeito de viver para que, no fluir do tempo, haja encantamento em quem se assusta com a velhice, tornou-se desinteressado pelo doente ou perdeu o respeito pelo diferente. Vai precisar da mágica, da mágica de um olhar carinhoso para não desistir e fazer valer a pena iniciar um ano novo!

Nenhum comentário: