sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

As Jovitas, as Saturnas e a história viva…

O fio da meada:

Meus avós tinham nomes daqueles bem antigos, incomuns hoje em dia. Com exceção do vô Eduardo, por parte de pai, os outros eram Claudestino (que acabou dando nome ao meu irmão: “José Claudestino”), Saturna e Jovita. Jovita, em particular, era o nome de minha avó materna. Todos já falecidos, são nomes que guardam a memória de meus antepassados.

Recentemente, em uma reportagem do programa Globo Rural na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, outra Jovita apareceu. O programa inteiro era uma poesia em forma de jornalismo. Mostrou como a formação daquele acidente geográfico permite que a população rural migre sazonalmente para o sopé da montanha, onde trabalham na colheita de uma flor singular: a sempre-viva.

O que chamou a atenção ao percorrer o "interiorzão" do Brasil através desta reportagem foi a semelhança da população rural em termos de nomenclatura, costumes, tradições, crenças e convivência. Atividades como os mutirões para a colheita ou para o abate de um porco conectam a Serra do Espinhaço ao resto do Brasil profundo.

Na época da colheita, essas pessoas moram nas "lapas", sob paredões de pedra, fazendo da chapada um "quintal de montanha". Nos moradores que vivem, hoje, esta realidade - assim como em minhas lembranças do convívio com minhas avós no interior de Canguçu, a serenidade tem a marca do tempo e do sofrimento inscrita nos próprios corpos.

O que verdadeiramente conecta o interior do Brasil é o seu povo, que constrói uma história que não está nos livros, mas em memórias invocadas nas lembranças. Percorrendo as chapadas, o sertão, os cerros de Canguçu ou um quintal da montanha onde o olhar se perde no horizonte. É a ancestralidade viva, forjada no trabalho e na simplicidade, que ressoa no nome de uma flor colhida sob a rocha e de todas as “Jovitas”, “Saturnas” que escrevem a autêntica história viva…

(Revisão: IA Gemini. Imagem: Canva. Este e outros textos em manoeljesus.blogspot.com. Áudio e vídeo em https://youtu.be/wEWAX8tphQY)


Nenhum comentário: