sábado, 1 de setembro de 2018

Fraternidade e as novas configurações familiares

MFC - Escola de Formação - 30 de agosto de 2018
Manoel Jesus (face: Manoel Jesus - blog: manoeljesus.blogspot.com)

Fraternidade e as novas configurações familiares
Não foi bem aquilo que me pediram para fazer... Mas diante de tantas informações e contra-informações sobre a família, resolvi fazer uma espécie de recapitulação do que pensa a Igreja e, em especial, o papa Francisco a respeito deste tema. As "oito dicas..." foram tiradas do site soumamae.com.br.

Oito dicas para ter uma boa comunicação na família

A crise da família
"A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos. O matrimônio tende a ser visto como mera forma de gratificação afetiva, que se pode constituir de qualquer maneira e modificar-se de acordo com a sensibilidade de cada um. Mas a contribuição indispensável do matrimônio à sociedade supera o nível da afetividade e o das necessidades ocasionais do casal". Papa Francisco.

Pontos-chave para uma boa comunicação na família

1.- Tolerância e a compreensão são o primeiro passo necessário para manter uma comunicação fluida. É necessário criar um espaço de confiança onde todos os membros da família possam desenvolver suas ideias e pensamentos sem medo de serem julgados pelos outros.
“Há três palavras mágicas: “Pedir licença" para não ser invasivo na vida do cônjuge. “Obrigado", agradecer o que o outro fez por mim, a beleza de dizer “obrigado". E a outra, “desculpa", que às vezes é mais difícil, mas é necessário dizê-la". Papa Francisco.

2.- Comunicação não-verbal é tão importante quanto a comunicação verbal. Às vezes, o importante não é o que se diz, mas como se diz. A comunicação verbal deve vir acompanhada por expressões corporais que ratifiquem o que está sendo expressado.
“A verdadeira alegria vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida". Papa Francisco.

3.- Evite críticas. Para que a confiança se desenvolva de forma adequada, é importante evitar as críticas. Especialmente aquelas que são destrutivas. Os conselhos sempre devem ser bem-vindos, mas é importante fazer isso a partir de uma perspectiva que acrescente e que não seja contraproducente para o destinatário.
“Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, (…) quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira". Papa Francisco.

4.- Respeito. Ninguém é dono da razão, inclusive se pode aprender com os membros mais novos da família. Respeitar e se interessar pelas ideias dos outros fortalecerá a confiança e a união familiar. Comunicação: o segredo para um bom relacionamento.
“O segredo é que o amor é mais forte do que o momento em que se discute e, por isso, aconselho aos esposos: não acabem o dia em que discutiram sem fazer as pazes, sempre". Papa Francisco.

5.- Honestidade. Quando um dos membros da família admite ter cometido algum erro, além de repreender o fato em si, é importante parabenizá-lo por sua honestidade. É preciso coragem para admitir um erro, especialmente por parte das crianças. Os pais devem tomar as medidas adequadas a este respeito, mas é bom elogiar o fato de serem honestos.
“O matrimônio é uma longa viajem que dura toda a vida, e necessitam da ajuda de Jesus para caminhar juntos, com confiança, para se acolherem, um ao outro todos os dias, e perdoarem-se todos os dias; e isto é importante nas famílias, saberem perdoar-se. Porque todos nós temos defeitos. Todos!". Papa Francisco.

6.- Ouvir ativamente. Nos tempos de hoje, os telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos geralmente dificultam a boa comunicação. Se você estiver no meio de uma conversa ou discussão, é importante deixar os telefones de lado. Ouvir ativamente significa prestar atenção e olhar nos olhos da pessoa que está falando.
“Se o amor é uma relação, constrói-se como uma casa. Não a queiram construir sobre a areia dos sentimentos que vão e vêem, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projeto de amor que quer crescer como se constrói uma casa: que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança". Papa Francisco.

7.- Transmitir informações importantes. Uma estratégia simples mas fundamental para melhorar a comunicação é transmitir informações importantes a todos os membros da família ao mesmo tempo. Para anúncios importantes como mudanças, viagens, doenças e outros, é essencial reunir toda a família e transmitir as novidades a todos.
“O verdadeiro vínculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias têm necessidade de Deus: todas, todas! Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer-se simplicidade. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vínculo torna-se mais forte". Papa Francisco.

8.- Desenvolver interesse. Todos os membros da família têm algo valioso para contribuir. A partir do momento em que se aceita essa premissa, se consegue desenvolver o interesse pelas ideias e pelos pensamentos dos outros. Embora possa parecer pouco, é fundamental escutar atentamente. Não importa inclusive que o tenha contado várias vezes, já que, se for o caso, é evidente que tem importância para a pessoa envolvida.
“Entre todas as coisas aquilo que mais pesa é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser recebido. Pesam certos silêncios. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se mais pesado, intolerável". Papa Francisco

A importância de sonhar
"Não é possível uma família sem o sonho. Numa família, quando se perde a capacidade de sonhar, os filhos não crescem, o amor não cresce; a vida debilita-se e apaga-se. Por isso, recomendo-vos que à noite, ao fazer o exame de consciência, vos ponhais também esta pergunta: Hoje sonhei com o futuro dos meus filhos? Hoje sonhei com o amor do meu esposo, da minha esposa? Hoje sonhei com os meus pais, os meus avós que fizeram a vida avançar até mim? […] Não percais esta capacidade de sonhar. E, na vida dos cônjuges, quantas dificuldades se resolvem, se conservarmos um espaço para o sonho, se nos detivermos a pensar no cônjuge e sonharmos com a bondade, com as coisas boas que tem. Por isso, é muito importante recuperar o amor através do sonho de cada dia. Nunca deixeis de ser namorados!" Papa Francisco.

Nenhum comentário: