terça-feira, 4 de junho de 2019

Vacinação: o direito e o dever à prevenção

Nesta segunda-feira (03), o sistema público de saúde abriu a vacinação contra a gripe para todos. Desde o dia 10 de abril, era para crianças, grávidas, idosos e pessoas que ficavam mais expostas. Infelizmente, a cada ano, aumenta o número daqueles que se negam a procurar a vacina como medida de prevenção a tantos problemas que podem ser causados, sequelando pessoas e chegando, inclusive, à morte.
Já se conhece a síndrome do cachorro vira lata, em que se menospreza o lugar onde se vive e se acha que a grama do quintal do vizinho sempre é melhor. Agora se fala da síndrome do cachorro louco, em que se desconfia de tudo o que vem de pessoa que não seja do nosso grupo. Então se vier de quem participa de religião, partido, associação, sindicato sem a nossa simpatia, é quase como se fosse obra do Demônio!
Fizeram isto com a vacina. Há tantas fake news circulando que os idosos, especialmente, que eram aqueles que mais cedo corriam para os postos, começaram a ficar reticentes, evitar a vacinação e, como consequência, ver sua qualidade de vida diminuída. Coloca-se em dúvida todo um sistema resguardado por pesquisas - nacionais e estrangeiras - que já demonstraram os benefícios da prevenção.
Mas não, se quem estiver no governo não faz parte do nosso grupo, desconfie-se. Mesmo que até pouco tempo atrás quem era situação tenha feito o mesmo. Então, vira gandaia, pois vemos os defeitos que os governos tem mas não nos damos conta de que, eleitos, querendo ou não, tem um período de administração onde torcer contra - nas questões que efetivamente atingem a população - é, no mínimo, burrice.
Posso ser chamado de homem de um discurso só, mas tenho claro o quanto tudo isto tem a ver com educação. Quem aposta no "quanto pior melhor" sabe que a desinformação fragiliza e dificulta aqueles que foram eleitos, sempre pensando que há uma eleição em perspectiva... A prevenção na saúde é um dos elemento mais importantes do processo de educação, que começa em casa, pelo exemplo da família.
A ausência é notada por coisas simples: desrespeito às normas básicas - áreas de segurança, limites de velocidade, faixas de pedestres... - por pessoas arrogantes, acreditando que normas existem para serem quebradas e pequenas infrações não dão em nada... Triste pensamento de quem não entendeu que viver em sociedade é, sim, procurar o bem estar próprio. Mas, mais ainda, que a vacinação é direito, mas também dever: vive-se em sociedade, onde a corresponsabilidade é princípio fundamental, que nos faz parte da grande família que se chama Humanidade!

Nenhum comentário: