domingo, 17 de junho de 2018

Perdidos no espaço

Um dos seriados marcantes da minha infância e adolescência foi Perdidos no Espaço. Seus personagens em destaque eram o menino Will Robinson, doutor Smith e o Robô. Apenas que na década de 60 era o doutor, hoje doutora; e o robô é um alienígena inimigo, até que se descubra que tentava recuperar algo roubado pelos humanos.
Da inocência do seriado em que Will queria brincar, o robô em advertir para situações de dificuldade com o clássico: "perigo, perigo..." e doutor Smith era o atrapalhado dando um jeitinho para se sair bem em qualquer situação, de preferência que não precisasse trabalhar, sendo dedurado pelo robô a quem chamava de "lata velha"...
A série atual perdeu a inocência. As relações são complexas, tanto as familiares quanto as sociais que se estabelecem quando precisam criar um núcleo, num planeta perdido, por sobrevivência. Há disputa pelo poder e recursos que podem fazer com que saiam do planeta e reencontrem seu caminho em direção à colônia idealizada.
Dos dez episódios, nota-se a preocupação em lidar com o universo dos sentimentos, no caso da doutora Smith e do robô alienígena com a presença do mal. A primeira não quer apenas se dar bem. Sabe que se sair dali será julgada e condenada. Usa, então, de todas as formas, para prender os demais num planeta próximo a explodir.
Já o robô, que se pensava instrumento do mal, é, na verdade, uma vítima. Se transforma conforme as pessoas que o cuidam. Num primeiro momento é aliado de Will, que sofre pensando que foi ele o causador da queda e então tem que o destruir. Mas recuperado pela doutora Smith que o manipula para subjugar os demais.
Mais existencialista do que na primeira versão, coloca em debate elementos necessários. Seguidamente, em meios religiosos, a conversa gira em torno do bem e do mal, céu e inferno, Deus e o Diabo. Para pessoas de fé, elementos que são parte do credo religioso. Para quem defende a ciência são, ao menos, duvidosos.
Perdidos no Espaço é uma parábola. As difíceis relações de família são superadas com a certeza de que um sacrifício vale a pena para ver alguém próximo feliz. Mas... que vindo dos recônditos da mente humana, há quem deseje ocupar lugar que não é seu, apoderar-se de algo que não lhe pertence, sonhar um sonho a que não tem direito...
Conquistar um carinho, um lugar, um bem fazem parte do amadurecimento. Garimpá-los exige esforço, colaboração e mostrar atitude própria. Erros são o alerta para vencer riscos e que a realização é um sonho coletivo que dá o direito a viver e ser feliz. Agir de outra forma é a certeza de permanecer, para sempre, perdidos no espaço!

Nenhum comentário: