domingo, 18 de março de 2018

Amar como Francisco amou...

O papa Francisco chegou aos cinco anos de pontificado, na semana passada. Não pensa em comemorações, ao contrário, num momento em que o equilíbrio político dentro da Igreja Católica é frágil está com a agenda sobrecarregada, tratando de assuntos internos, assim como de problemas que afligem a sociedade internacional.
Seu discurso - como não poderia deixar de ser - prega a unidade entre os católicos. E entre os cristãos. Mas sabe que - embora se diga que não existe - há muitas disputadas entre uma ala considerada conservadora e outra dita progressista dentro da Igreja.
A Igreja Católica é conservadora em essência. Ponderadamente, diminui o ímpeto de seus quadros e busca algo o mais próximo do consenso. No entanto, a ala que assim se denomina - predominante - preza um estilo de vida principesco, mantendo empreendimentos com sentido no passado, que, hoje, escapam à sua capacidade operacional. Porém, para alguns é a chance de carreira e galgar postos.
Por progressistas veem-se grupos sem número significativo, especialmente depois que o próprio Vaticano encabeçou uma autêntica cruzada contra a Teologia da Libertação. Embora, hoje, o próprio papa recupere muitos de seus elementos, sem a radicalização daqueles que a defenderam, mas buscando viver a radicalidade do Evangelho.
Pressionado, Francisco quer ser pastor e servir de exemplo, especialmente para bispos e padres. No sentido mais forte da palavra: cuidador de pessoas, cura do corpo e da alma, quem faz "pastoral", à disposição de gente e não especialista em burocracia.
Reler os documentos do Vaticano II espelha o sentimento do papa João XXIII, pastor por excelência buscando afastar a Igreja da política dos homens - com os benefícios do poder e do dinheiro - e fazê-los mais próximos de Deus. Sonhava com a pobreza de uma igreja que esqueça o fausto e seja sinal das bem-aventuranças.
Não serão cinco anos - nem um papa apenas - que farão as mudanças. Mas se vê a marca de um homem inspirado, colocando no olhar e nos gestos a capacidade da acolhida. Visitas a hospitais, prisões, albergues é o instante em que seus braços abertos transformam-se em bênçãos que contagiam e vocacionam.
Os jovens olham admirados para quem abriu mão da pompa. No estilo simples, na forma despojada, na receptividade a todos os segmentos, mostra um jeito encarnado de chegar ao Mestre. Aponta a oportunidade de um novo caminho: a esperança que a Igreja deixe de fazer tantas reuniões e cuide mais das pessoas, reze mais, faça mais festa, mais sopões, ande pelas ruas... Enfim, que ame e, com certeza, seja mais amada!

Nenhum comentário: