domingo, 19 de setembro de 2010

Em busca de um novo sol

Vivíamos o final da década de 70 - o período da ditadura militar chegava ao fim – quando surgiu, na paróquia católica Santa Teresinha, em Pelotas, um grupo de jovens: Em busca de um Novo Sol. Era o auge da Pastoral da Juventude das igrejas cristãs, propiciando aos jovens, além de um ambiente religioso, também um espaço social de convívio e de aprendizado.
Lembro deste tempo com muito carinho, pois tive muitas alegrias com aqueles que, agora, chegam à casa dos 50, mas que tiveram seu caráter moldado naquele período. Até agora, seguidamente sou chamado para conversar com jovens ou orientadores a respeito da necessidade de espaços de convívio onde se aprenda elementos básicos, como o respeito pelo outro, a capacidade de moldar um caráter e a relação com a subjetividade.
Hoje, a Pastoral da Juventude não enfrenta um bom momento. O que é pena, pois num momento em que o jovem encontra-se com tantas dificuldades de caráter pessoal, social e profissional, este tipo de convívio poderia dar um novo rumo para a sua vida. O que, repito, é o óbvio: um bom grupo de jovens tem que ser um espaço de vivência religiosa, mas também de aprendizado social e profissional.
O primeiro é tranqüilo, mas o segundo, como é que acontece¿ Depende muito da criatividade de quem orienta os trabalhos, mas algumas instituições têm buscado em oficinas profissionais um atrativo que possa tornar estes momentos prazerosos, mas também educativos, buscando em escolas técnicas, universidades, setores públicos de trabalho as informações tão necessárias para as coisas mais elementares: de como conseguir documentação adequada, até colocação no mercado de trabalho.
Algumas igrejas reconhecem que investem na formação de seus quadros e que dão prioridade para aqueles que, depois, lhe darão algum tipo de retorno. Não há nada de errado nesta opção, bem pelo contrário, jovens formados numa perspectiva de sociedade e de religiosidade são aqueles que encontram respostas para os tempos atuais e, com certeza, continuarão em busca de um novo sol.

Nenhum comentário: