sexta-feira, 28 de abril de 2023

Onde foram parar minhas lágrimas?

Olha bem para os entalhes em meu rosto.

Estes sulcos que julgas serem marcas do tempo,

São lugares por onde escorreram minhas lágrimas

E desenharam o mapa da minha história.

Por múltiplas razões - e em diferentes tempos -

Rasgaram minha pele,

Deixando os sinais que entranharam

Cada partícula, cada átomo do meu ser.

 

Tu me viu chorando em criança?

Eram lágrimas em que ainda se explora o Mundo:

Sabe-se que, de algum lugar, virá o consolo e

E a sensação de que é um tempo de aconchego.

Tu me viu chorando na adolescência?

Já era um pranto sentido:

O das primeiras perdas,

Das primeiras certezas de que nem sempre

Haveria um lugar para voltar, para se sentir acolhido.

 

Tu me viu chorando adulto?

Sim, foram muitas lágrimas,

Na maior parte das vezes, silenciosas,

Atendendo àquilo que esperavam de mim.

Tu me viu chorando na velhice?

Já eram lágrimas cansadas,

Dolorosamente sentidas,

Fruto do abandono e da solidão.

 

Hoje, minhas lágrimas tem o gosto da mistura

Da cerração, o frio da manhã e o Sol,

Que teima em brumar em meio às nuvens...

Ainda guardo a inocência de uma criança,

Quando preciso de ti.

Se com o tempo perceberes

Que há momentos em que minhas lágrimas

Parecem sem motivo,

É então que preciso ainda mais.

 

Então, apenas me ama, me abraça e pergunta

Se posso repartir o que estou sentindo.

Se silenciosamente te olhar e faltarem as palavras,

Saibas que houve um tempo em que me neguei a chorar

Para que pudesses sentir o sorriso que te amparava.

 

Eu andei pelas ruas que o destino traçou,

Mas nunca te perdi de vista.

Então, fecha os olhos e apenas sorve o que digo:

Se minhas mãos enrugadas te assustam,

Vou pô-las sobre meu colo,

Baixar meus olhos e murmurar:

Desculpa por nunca ter deixado de gostar de ti...

Quem já cuidou de quem ama,

Agora precisa de quem ama

Para não se sentir sozinho,

Um mendigo amor.

 

A finitude é o tempo que nos acalma,

Quando as lágrimas rotas em meus olhos coroam a busca

Do que persegui por toda a vida:

Teu carinho, teu aconchego e o anseio

Pela ternura que se derramava em teu olhar...

Nenhum comentário: