Leituras e Lembranças:
O livro "A Batalha de Moscou", de Andrew Nagorski, é um dos pilares da linha de História Militar da Editora Contexto. A obra se insere em um vasto catálogo focado nos grandes confrontos e figuras-chave da Frente Oriental, oferecendo uma visão aprofundada. Seu grande diferencial é a utilização de fontes soviéticas, muitas vezes obscuras e pouco acessíveis, que desvendam os bastidores do conflito para o público ocidental.Nagorski lança luz sobre um dos confrontos mais sangrentos e subestimados da Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de setembro de 1941 a abril de 1942. O autor argumenta que, apesar de ofuscada por Stalingrado, a Batalha de Moscou foi decisiva. Ela marcou o primeiro fracasso da tática de guerra relâmpago (Blitzkrieg) de Hitler e comprovou que a invencibilidade do poderoso exército nazista era, afinal, falível.
Um ponto forte da narrativa é como traça paralelo entre biografias e estilos de liderança dos dois tiranos: Adolf Hitler e Joseph Stalin. Detalha as decisões desastrosas de Stalin, que ignorou os avisos de invasão alemã, mas também como o ditador soviético transformou uma debandada inicial em uma vitória defensiva. Essa virada só foi possível devido à resiliência do povo russo, ao rigor do inverno e à mobilização total pela defesa da Pátria.
Nagorski, um premiado jornalista e ex-correspondente da Newsweek em Moscou, se destaca pelo uso de documentos e relatos guardados nos registros russos. Essa pesquisa minuciosa permite que ele apresente os bastidores da tentativa de ocupação alemã com crueza e precisão. O resultado é um retrato impressionante do altíssimo preço humano da vitória soviética, com baixas estarrecedoras que, estima-se, ultrapassaram os 2,5 milhões de soldados mortos, feridos ou feitos prisioneiros em ambos os lados.
Além de Nagorski, a Contexto consolidou sua reputação com títulos indispensáveis na mesma linha editorial. Destacam-se "Stalingrado 1942", "O Cerco de Leningrado", "A Conquista de Berlim - 1945" e, abordando outros temas do teatro das operações, "O Dia D" e "A Nossa Segunda Guerra – Os Brasileiros em Combate". A editora foca em um catálogo que desafia mitos e aprofunda a compreensão estratégica dos eventos.
Em suma, a Editora Contexto não apenas narra os eventos, mas busca aprofundar a compreensão sobre as estratégias, a liderança e o custo humano dos conflitos. O livro de Andrew Nagorski é um pilar dessa coleção, ao focar em uma batalha que foi crucial para definir os rumos da guerra, e consequentemente, da própria história do século XX.
(Imagens e pesquisa com a IA Gemini. Este e outros textos em manoeljesus.blogspot.com. Áudio e vídeo em https://youtu.be/2E6OPRWLsSg?si=YPGzH5epf8tj_fNf)






























