sábado, 17 de maio de 2025

“Temporada de Cura no Ateliê Soyo”, de Yeon Somin.

Leituras e lembranças:

Na vertente literária que chega do Oriente, a Coreia do Norte tem sido pródiga em revelar jovens talentos. É o caso de Yeon Somin que, por lá, faz sucesso publicando livros e na produção para televisão. No recente “Temporada de Cura no Ateliê Soyo” conta a história de Jeong-min que, após sofrer uma crise, isola-se em casa. Por acidente, pensando em entrar num café, entra num ateliê de cerâmica chamado Soyo. 

Passa a interagir com pessoas que têm suas próprias dificuldades e feridas: um adolescente pré-vestibular, uma senhora recém-viúva, uma jovem com inseguranças na carreira e um homem que decide mudar completamente sua trajetória profissional. Através do trabalho com a argila e da convivência, os personagens encontram um caminho para desacelerar, processar suas dores e construir perspectivas de vida. 

O ambiente do ateliê é uma metáfora para a própria vida, como o lugar de expectativas, falhas, novas tentativas e a necessidade de moldar o futuro com paciência. Assim como o lugar, o livro é sensível e acolhedor, abordando temas como burnout, saúde mental, amizade, família e a busca por recomeços de forma delicada e inspiradora. A escrita de Yeon Somin mostra-se leve e cativante, capaz de proporcionar leitura reconfortante, que acalma e oferece profundas reflexões sobre a vida.

A cerâmica é elemento metafórico, ilustrando o processo de cura e transformação dos personagens. Assim como a argila precisa ser moldada com cuidado e paciência, a vida e as emoções também exigem tempo e atenção para se curarem e “descobrirem” novas formas. Segura pela mão quem já vivenciou ou se identifica com sentimentos de exaustão, isolamento ou necessidade de encontrar novo caminho.

A leitura é comparada a assistir a um k-drama (ou dorama, as novelinhas orientais) mais conceitual, com foco no desenvolvimento dos personagens e em temas profundos, o que pode agradar a quem aprecia narrativas mais introspectivas e menos focadas no romance tradicional. "Temporada de Cura no Ateliê Soyo" oferece uma experiência de leitura terapêutica, provocando o leitor a refletir sobre seu próprio ritmo de vida, a importância das relações humanas e a possibilidade de encontrar cura e renovação nos lugares mais inesperados. (Com pesquisa da i.a. Gemeini).

Este e outros textos em manoeljesus.blogspot.com. 


Nenhum comentário: