sexta-feira, 3 de março de 2023

Cuida de mim...

Levei um bom tempo para perceber

Que em quase todas as etapas da minha vida

Sempre houve alguém cuidando de mim.

Foi o jeito de entender que maturidade

É a chance de aprender a cuidar de alguém.

É o momento doce em que se percebe

Ser interdependente, a solidão é um suspiro,

Mas não se quer estar, nem viver sozinho.

 

Um aprendizado que necessita de referências.

Quando criança,

Se ajuda, de alguma forma, a mãe e o pai;

Aprende, fazendo junto,

As lições que a vida intui

E coloca no horizonte a perspectiva

Da família, dos amigos, dos amores.

 

Despertar para o sentido da cumplicidade

Foi um caminho cheio de surpresas.

Com brincadeiras na infância;

O doce sopro das parcerias "eternas"

Na adolescência e juventude;

Cuidar de quem ficou próximo

Já na idade adulta.

 

Quando a velhice soprou os seus primeiros

Ares e cobrou seu pedágio

Foi que a sombra das ausências

Fizeram sentir o amargo gosto de estar só.

Já estava cansado para procurar um ombro amigo.

Andando devagar, desejava não ficar esquecido,

Mas era necessária a força e o esforço da atração

Ao qual meus músculos já não correspondiam...

 

Meus silêncios eram uma súplica sem palavras.

Um pedido de que quando não puder

Estender a mão para te atender, fica certo,

Estenderei o meu olhar, acarinhando, envolvendo,

Nos teus muitos momentos difíceis.

Então, se for custoso dizer,

Ao menos murmura, que tu ainda precisas de mim.

 

Com certeza, um dia vou necessitar

Dos teus braços para me sustentar.

Hoje, necessito do teu abraço

Para não desistir de viver.

Foi o jeito como cuidaste de mim que deixou

Teu perfume impregnado

Em meu corpo e em meu coração.

 

Ao perceberes que, em minha debilidade,

Dormito num momento inesperado

Toma a minha mão,

Acaricia meu cabelo,

Afaga meu rosto,

Me provoca para viver.

 

E quando me deres o último olhar,

Perdido no limiar do horizonte que se aproxima,

A fronteira entre a vida e o meu cantinho da paz,

Haverá uma lágrima regando meu sorriso,

Já indicando, que finalmente, encontrei o caminho

Que é o derradeiro percurso até as Estrelas...

Nenhum comentário: