sexta-feira, 11 de agosto de 2023

As marcas dos teus sonhos em mim

As lembranças encarnam meus sonhos.

Ando à procura da fronteira entre a realidade e a imaginação.

O lugar onde se supera a pobreza do pensar o aqui e agora

Para se atrever por horizontes desconhecidos.

 

Acredita.

Nele, o voo da borboleta acaricia as cores do arco-íris,

Quando o entardecer transluz por suas asas.

É onde o vaga-lume, que constrange o brilho das estrelas,

Não tem vergonha de brincar, salpicando a noite.

As mãos ficam estendidas - como nos sonhos -

Em que se deseja acarinhar

E não se alcança o rosto da pessoa amada.

É o brilho fugidio dos desejos intuídos e não realizados.

 


Transitam pelos momentos especiais que, muitas vezes,

Nos pegam desprevenidos, pela própria singeleza.

No encanto das luzes que oscilam no entardecer,

Próximo à terra, sem a pretensão de ocupar os céus,

Despertando, também, o ciúme da Lua,

Que vê nos pirilampos errantes

O descompromisso da ousadia.

 

Vicejam as muitas e preciosas buscas:

Na beira da floresta,

Onde a água desce da montanha,

Mata a sede e inebria os sentidos;

No cheiro da mata que emana da terra,

Com a certeza de que não há Primavera

Sem que se passe pelo Inverno;

No encanto do desabrochar das flores e

O perfume do pessegueiro,

Que seduz pela pureza que inebria...

 

Tem momentos em não se enxerga o trivial...

A maior parte do que deixa

A nossa vida ainda mais bela.

Assim como as pessoas.

Sua ausência marca

A fronteira dos últimos raios de Sol,

Em que a distância embaraça a visão,

Quando o limiar do que me encanta

Tem a marca dos teus sonhos em mim.

 

Se o caminhar parecer errante é

A busca por outros passos

Que diminui a solidão.

Podes continuar teu caminho.

Porém, me dá um segundo,

Tira um tempo para me contar

Quais são os teus devaneios.

 

Teus passos tornaram-se estigmas em meu corpo...

No início tive medo.

Depois percebi que sempre estiveram ali.

Nãos os vi porque receava pela tua ausência,

Quando os anos embaçariam

As lembranças do que se viveu juntos...

A fronteira mais difícil de ultrapassar

Sempre foi a das despedidas.

Embora tenha sido a oportunidade

Que eu precisava para - sempre - esperar pela tua volta!

Nenhum comentário: