Artigo da semana:
Por favor, digam que é mentira (ou fake, como gostam os "estrangeiristas") esta história que começou nos Estados Unidos e já se move como uma serpente traiçoeira e venenosa pelos meandros políticos no Brasil. A de que se deseja acabar com o voto feminino em todas as eleições públicas, sob a ideia (machista, na sua pior acepção) de um voto por lares, tendo o homem como cabeça desta instituição.
É risível, pois lá e cá sua estrutura tem sido questionada. Tirar a voz das mulheres é crime, pois se caça uma conquista que custou o sangue de muita gente. Um machismo preconceituoso, criminoso e doentio de quem deturpa o sentido de cidadania. Já que são elas que comandam casas abandonadas por homens e que a política e o voto são o lugar sagrado para defenderem seus direitos e dos filhos.Religiosos que endossam a tese, fixam-se num patriarcado do Antigo Testamento esquecendo os Evangelhos, em que Jesus dá voz à samaritana, transformada em missionária. Parou para ouvir a mulher com fluxo de sangue. Começa pela mãe, Maria; passa pela cruz, onde restou apenas um homem, João; Ressuscitado, elas fazem o primeiro anúncio. Jesus as liberta do silêncio da lei e da tradição.
Defender que mulheres não tenham direito ao voto, é um erro político, antiético, antievangélico… As mulheres não votando se tem meia democracia. Não compreendem que o voto foi conquista e não concessão. E toda conquista precisa de vigilância, especialmente de covardes ao fazerem suas pregações em rebanho, onde, gritando mais alto, balançam as estruturas dos mais simples…
O voto é a voz para cidadãos e cidadãs. Caladas, é omissão e covardia, abusando da lei do (ainda?) mais forte. Quem não quer as mulheres votando camufla a incapacidade de viver em sociedade. De ser confrontado com valores diferenciados que apontam uma política mais humanizada. Uma mulher, na vida pública, que não se espelha no que os homens tristemente já fizeram, é um sopro de esperança de que conviver em igualdade é um valor a ser sonhado e defendido… com o voto de todos e de todas!
(Geração de imagens pela IA Gemini. Áudio e vídeo em https://youtu.be/kAG_alhYCuk)

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário