Brincando, sozinho ou com amigos imaginários, como um toque de magia, produz seu próprio universo, onde o que parece material descartável é suficiente para criar “presentes”, dando vida aos “seres” com os quais se cerca. Pequenos objetos, detalhes e muita imaginação. Com as “companhias”, resta esperar o dia em que os moradores fazem os preparativos para que o encanto aconteça no espaço compartilhado por crianças e adultos. A espera da aldeia é quebrada pelos sinos anunciando o tempo de puxar seu carrinho.
Em meio à festa, aguardar. O relógio passa de forma diferente, no mundo dos adultos e no das crianças. O que pareciam “sobras”, transformou-se nos pequenos objetos entalhados em madeira, que distribui para a meninada. Mas faltou um… Que caiu do saco de carga, num solavanco, durante o percurso. Aquele menino não receberia seu mimo. Enquanto lágrimas corriam no rosto do desafortunado, o pequeno “Noel” percebe que está com o seu bonequinho preferido, companheiro de todas as horas e de todos os lugares.
Entrega seu “parceiro” com pesar, sabendo que é o certo. Num abraço terno de duas crianças, as lágrimas fundem-se na cumplicidade e demonstração de carinho. Os adultos dirão que é assim que se amadurece. A criança apenas pensou em fazer o que era preciso. É quando “Noel” recebe seu primeiro gorro vermelho, por ser “um bom menino”. Enquanto a neve cai sobre a praça, casas e bosques, a cena fecha no idoso papai Noel que estava lembrando dos seus primeiros tempos, fazendo feliz a quem o fazia igualmente feliz...
“Natalizar-se” é redescobrir sensibilidades: o sorriso do bebê que brinca no colo da mãe; o olhar terno da criança que te aborda na mesa de um bar; a história que se ouve e se mareja uma lágrima; lembrança de quem poderia ter estado mais um Natal em nossa companhia… As marcas da festa do Menino Deus se fazem presentes na família que acompanha, amigos que inspiram momentos de felicidade, em todos que, por um instante, deixam de lado a correria do ano inteiro, acreditando que: “o Natal nos faz melhores”.
Então, que o Natal permaneça contigo! Deus abençoe a ti e à tua família. Meu grande e carinhoso abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário