Leituras e lembranças:
O livro "As Cinco Linguagens do Amor", escrito pelo pastor americano Gary Chapman, explora diferentes possibilidades pelas quais as pessoas expressam e experimentam o amor. É um exercício de autoconhecimento e de aprendizado no que se refere às pessoas marcantes em nossas vidas: esposos, esposas, filhos, pais, amigos…
Chapman sugere que alguns elementos são referenciais para melhorar os relacionamentos familiares, em especial, entre casais. Começa por “Palavras de Afirmação”, quando se expressa afeto e apreço por elogios, palavras de encorajamento e afirmações verbais. Segue com “Tempo de Qualidade”, onde se dedica atenção exclusiva e focada ao parceiro, realizando atividades juntos e criando momentos de conexão.Na sequência, vem “Receber Presentes”, como a forma de expressar amor por presentes significativos e atenciosos, que demonstrem que a pessoa foi lembrada e valorizada. Segue “Atos de Serviço”, em que se demonstra amor mediante ações práticas que ajudem e facilitem a vida do parceiro(a).
Por fim, o “Toque Físico”, ao se expressar e receber amor através do contato físico, como abraços, beijos, carícias e proximidade. A vida afetiva e sexual sendo contemplada como laços criados depois do período inicial da paixão. Vencido este período, que define em torno de dois anos, é crucial estabelecer novas relações, baseadas no respeito e afetividade.
O livro argumenta que cada pessoa tem uma linguagem do amor primária, aquela que ressoa mais profundamente e faz com que se sinta verdadeiramente amada. Quando os parceiros aprendem e falam a linguagem do amor um do outro, seus laços emocionais se fortalecem e seus relacionamentos se tornam mais satisfatórios.
O livro não é “bíblia”, mas referencial para reflexão. Foi motivo para uma Escola de Formação do Movimento Familiar Cristão. Deixei claro que já terá prestado um grande serviço se conseguir fazer com que as pessoas se disponham a parar para pensar suas relações. O objetivo final é que importa: ajudar os casais a se comunicarem melhor, a cultivarem um amor duradouro e significativo. (Com pesquisa da I. A. Gemini).